Realizado na Bienal, principal festival do segmento, reuniu 13 mil pessoas durante três dias.
O São Paulo Coffee Festival trouxe diversas experiências com a segunda bebida mais consumida no mundo. O evento, que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de junho na Bienal do Parque Ibirapuera, reuniu mais de 13 mil pessoas que puderam degustar cerca de 80 mil cafés.
A iniciativa é realizada há mais de 10 anos em outras capitais do mundo, como Milão, Nova York e Paris, com o objetivo de celebrar e apresentar a comunidade dos cafés especiais para os consumidores em geral.
Com uma área maior que da edição anterior, o evento reuniu cafeterias, microtorrefações e as principais marcas do segmento, incluindo também a presença de pequenos produtores. O público também pôde realizar oficinas, masterclasses e apresentações ao vivo de Latte Art, onde era possível aprender sobre os diversos aspectos do café através de mais de 50 palestrantes, que também realizaram degustações.
O São Paulo Coffee Festival também realizou a 7ª edição da Copa Barista, competição que reconheceu o carioca Daniel Vaz como o melhor profissional da categoria. O barista preparou um café bourbon, da Fazenda Lagoinha e, depois, fez uma combinação de dois cafés colombianos.
Outro destaque foi o espaço "A Cozinha", com a presença de chefs que apresentaram receitas especiais que harmonizam com o café. As aulas eram feitas de forma didática e também transmitidas em uma televisão. Entre os destaques, participaram o chef Luca Gozzani, do Fasano, que ensinou a fazer um tiramisù perfeito; o chef Flávio Miyamura, do Dasian, que apresentou a receita de um bao recheado com carne de porco; a chef Ieda de Matos que explicou como fazer um legítimo cuscuz nordestino e o chef Felipe Caputo, da Greentable, que deu dicas de preparo de um arroz-doce feito com doce de leite e café. As receitas estão disponíveis no site do evento para quem quiser reproduzir em casa.
Como todo bom festival, não poderia faltar música de qualidade. Com curadoria de Lúcio Ribeiro, o espaço "Café e Música" permitiu que as pessoas desfrutassem de seu café enquanto ouviam música ao vivo com apresentações de artistas da cena paulistana.
Com tantas experiências, o evento se consolidou como um dos principais de São Paulo e já tem data para acontecer no próximo ano. A terceira edição do maior festival de café do país será nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2024.
"Assim como acontece nas outras capitais do globo, esse projeto é pensado a longo prazo, com cuidado a cada edição. E para esse ano, levamos em consideração os feedbacks dos participantes e visitantes do ano passado para, assim, oferecer a melhor experiência para o consumidor", diz Caio Alonso, diretor da Café Editora e organizador do São Paulo Coffee Festival.
Comentarios