Projeto, sonoramente conduzido pela musicalidade afrodiaspórica, ganha show de lançamento em São Paulo. A agenda acontece no próximo dia 18/12, domingo, às 20h, na Sala Olido. Entradas são gratuitas.
Funmilayo Afrobeat Orquestra, primeira banda de afrobeat brasileira formada somente por pessoas negras, mulheres e não binárias, lança seu primeiro álbum, ‘Funmilayo’, em todas as plataformas digitais.
“Essa estreia é uma façanha! É o resultado de um processo coletivo de uma banda que se constituiu meses antes do mundo ser atravessado pela pandemia, num momento de medo generalizado e num governo caótico e autoritário que realizou imensos cortes na área da cultura e da educação. Apesar de todo o contexto jogando contra, esse disco vem ao mundo carregado de amor e vida, no intuito de ser semente”.
O nome da banda foi escolhido como forma de homenagear Funmilayo Anikulapo Kuti, professora, política militante, uma das ativistas mais importantes, tendo liderado a luta das mulheres por liberdade, pelo direito ao voto e por justiça social. Formada por Rosa Couto, Stela Nesrine, Jasper Okan, Sthe Araujo, Afroju Rodrigues, Ana Goes, Tamires Silveira, Vanessa Soares, Larissa Oliveira, Bruna Duarte e Priscila Hilario, Funmilayo Afrobeat Orquestra é conduzido por uma sonoridade que perpassa a ciranda às músicas de terreiro.
“Esse disco surgiu pela vontade e ímpeto de homenagear mulheres negras brasileiras que representassem a luta pela igualdade. Para isso, escrevemos um projeto – posteriormente inscrito e contemplado pelo Rumos Itaú Cultural – que propunha um estudo sobre essas mulheres, ações diretas com o público e imersão para o processo de composição”.
Comments